Coaching – Saiba Tudo Aqui

Você provavelmente já ouviu falar de coaching, mas você sabia que ele pode te ajudar a se desenvolver como pessoa e profissional?

Pois saiba que isso é realmente possível! Há muitas maneiras de usar o coaching melhorar diversos aspectos da sua vida, seja na esfera pessoal, quanto na profissional.

Nesse artigo, você poderá conhecer um pouco mais desse processo e saber todos os benefícios do coaching para sua vida.

O que é coaching?

O coaching é um tema recorrente no mundo dos negócios ultimamente, isso porque ele passou a ser extremamente relevante para a obtenção de sucesso e lucro dentro das empresas.

Além disso, ele se tornou uma ferramenta essencial para o aumento do bem-estar dos profissionais, assim como o aumento de produtividade e qualidade de vida.

No entanto, apesar de ser um tema bastante presente, esse termo é muito pouco compreendido.

Então, dada a sua importância, é preciso ficar a par de seu significado, seus benefícios e os problemas que ele pode resolver.

Mas lembre-se: o coaching não está restrito apenas ao mundo corporativo.

Ele pode trazer muitos benefícios para sua vida pessoal também.

O que é coaching?

Conceito de coaching

O termo coaching veio do inglês que significa treinando. Ou seja, é um processo de treino, que, normalmente, tem como objetivo deixar a pessoa motivada e encoraja, para que assim ela possa atingir um objetivo determinado.

Essa palavra apareceu pela primeira vez na era medieval. Ela caracterizava o ato de conduzir a carruagem, em inglês coche, em alguma direção.

Esse trabalho era feito pelo cocheiro, que também era responsável por treinar cavalos para seguirem certos caminhos.

No entanto, com o sentido que é utilizada hoje, ela só começou a ser usada em 1830, na Universidade de Oxford.

Ela definia um tipo de tutoria particular, onde um tutor ajudava um aluno a estudar para uma prova de alguma matéria específica. Com o passar do tempo, esse termo passou a ser utilizado para se referir ao treinador de atletas, cantores e atores.

Hoje, podemos dizer que o trabalho do coach é fazer com alcance suas metas e objetivos por meio de treinamento intensivo de desenvolvimento pessoal.

Mas, o coaching pode ter diversas especialidades, focando em cada aspecto de sua vida.

Então, é possível encontrar coaching de relacionamentos, profissional, de liderança e tantos outros.

O que é coach e coachee?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é coaching, é necessário entender também os dois atores principais desse processo, o coach e o coachee.

O coach é o profissional que guia o processo. Ele é apto a ajudar e orientar, dispondo de técnicas e ferramentas que visam promover o desenvolvimento pessoal de seu mentorado.

Coachee é o nome dado ao mentorado que passa pelo processo de coaching. Ele é cliente do coach e está em busca de evoluir como pessoa e profissional.

Então, juntos, em um processo de aprendizado, o coach e o coachee procuram criar meios para que o mentorado otimize seu desempenho e tenha boas práticas, seja no âmbito profissional ou na vida pessoal.

O processo é feito em um modelo de parceria profunda, cheio de muito diálogo e sinceridade.

É preciso que o coachee entenda seus objetivos e consiga passar essas informações para o coach. Assim, será possível ver resultados concretos na performance do mentorado.

O que é coach e coachee?

Competências do coach:

  • Guiar
  • Dar apoio
  • Passar conhecimento
  • Manter sigilo
  • Ser confiável
  • Escutar e entender
  • Estar sempre atualizado
  • Agir com responsabilidade

Competências do coachee:

  • Buscar mudanças
  • Agir com responsabilidade
  • Estar comprometido
  • Saber ouvir
  • Seguir as orientações do coach

Processo de coaching

Quando você começa um processo de coaching é preciso saber que a finalidade é atingir determinada meta ou objetivo, seja ela pessoal ou profissional.

Para que isso aconteça, o coach guia o coachee em busca de novas compreensões e entendimentos, para que ele possa alcançar seus desejos.

O processo é bastante estruturado e é dividido em fases, tendo início, meio e fim.

A meta pode abranger as mais diversas áreas, sendo possível escolher coaches específicos para alguns temas.

É preciso ressaltar que não existe tempo determinado para alcançar o objetivo, sendo sempre determinado pelas possibilidades do coachee.

Devo fazer um curso de coaching?

O coaching é uma boa para todos que puderem – e quiserem – fazê-lo. Pois, com o coaching, você tem a chance de eliminar hábitos negativos que prejudicam sua rotina diária, além de retomar o controle de sua própria vida.

Você provavelmente está se perguntando de que forma o coaching pode ajudar você nisso. Ele trabalha identificando problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais.

Além disso, ele faz com que você tenha maior autoconhecimento e autoconfiança, conseguindo assim gerir melhor seu estresse.

Outro ponto positivo é que o coaching ajuda a melhorar o foco e melhorar suas habilidades de planejamento.

Então, não perca tempo e comece um curso de coaching já. É uma ótima maneira de alcançar o sucesso pessoal e profissional que você tanto deseja.

Recomendo que faça este curso, clique aqui.

Ainda não se convenceu?

curso de coaching

Conheça alguns problemas que o coaching pode ajudar a solucionar na sua vida:

  • Problemas emocionais;
  • Problemas financeiros;
  • Dificuldades de relacionamentos;
  • Problemas familiares e até mesmo de saúde;
  • Desmotivação e estresse;
  • Ansiedade;
  • Falta de capacitação profissional;
  • Baixa autoestima;
  • Falta de engajamento no trabalho;
  • Baixa produtividade;

 

Coaching profissional

Você quer um curso de coaching que pode te ajudar a progredir na sua carreira? Pois saiba que existem vários ótimos programas de coaching profissionais.

Essa modalidade pode servir tanto para indivíduos, quanto para empresas, mas é sempre voltado ao mercado de trabalho.

O coaching profissional é um processo guiado por um profissional qualificado na sua área de conhecimento, ou em uma área de relevância, e que utiliza métodos, técnicas e ferramentas do coaching para o desenvolvimento do indivíduo ou empresa.

Este tipo de coaching é conhecido como “formal” e costuma ser um método pago. O coachee terá que assinar um contrato e terá que comparecer a reuniões de orientação.

Coaching empresarial

O coaching empresarial é um pouco diferente do profissional. Ele tem como objetivo orientar e ajudar empresários, principalmente em início de carreira ou que estejam passando por mudanças empresariais decisivas.

Esse tipo de coaching usa diversas ferramentas e técnicas para ajudar seu coachee a desenvolver competências para se destacar no mundo empresarial.

Coaching financeiro

O coaching financeiro é bem diferente dos outros dois tipos anteriores, pois ele foca na obtenção de resultados especificamente financeiros.

Ele pode ser contratado por pessoas, que querem aprender a usar seu próprio dinheiro, ou por empresas, que procuram maneiras de organizar suas contas.

Esse tipo de coaching tem tempo limitado e duram cerca de 3 meses.

Nesse período, a pessoa é forçada a refletir sobre seus hábitos financeiros, tentando compreender suas necessidades e desejos.  Depois de fazer isso, o coach irá te auxiliar a definir metas concretas e exercícios diários que o ajudarão a alcançar as suas metas e objetivos.

Coaching x Mentoring

Essas atividades são frequentemente utilizadas como sinônimo, no entanto, elas não são iguais.

O mentoring é um processo bem mais complexo que pressupõe uma relação mais profunda entre mentor e apadrinhado. 

mentor é um mestre e um conselheiro na vida da pessoa, sendo alguém com vasta experiência profissional no campo de trabalho do indivíduo que está sendo ajudado.

Além disso, o mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho

 

Coaching – Saiba Tudo Aqui
5 (100%) 1 vote