Desenvolvimento pessoal – Guia para ter sucesso na vida pessoal e profissional

O que é desenvolvimento pessoal

Muitas pessoas desejam alcançar seus objetivos e, ao mesmo tempo, melhorar como ser humano. Pois saiba que isso é possível! A chave para conseguir tudo que você deseja é apostar em desenvolvimento pessoal.

Por isso, separamos algumas dicas para você entender o que é isso e como o desenvolvimento pessoal pode ser uma ferramenta importante na sua vida. Confira nosso artigo e prepare-se para saber como ter sucesso na sua vida pessoal e nos negócios.

O que é desenvolvimento pessoal

O que é desenvolvimento pessoal?

O termo desenvolvimento pessoal, apesar de ser um pouco auto explicativo, é bastante genérico. O que significa se desenvolver como pessoa?

O desenvolvimento pessoal é uma forma de se desenvolver que abrange todas as formas de aprimoramento humano. Ou seja, o processo engloba os mais diferentes aspectos de uma pessoa, incluindo o social, profissional, emocional, espiritual, familiar, físico e muitos outros.

O processo de desenvolvimento pessoal também inclui o desenvolvimento de novas habilidades, bem como a melhoria das que você já possui. Podemos dizer que ele inclui o desenvolvimento dos diversos tipos de inteligência do ser humano, que podem se manifestar de diversas formas.

Em resumo, podemos dizer que o desenvolvimento pessoal é um processo pelo qual passamos para se aproximar cada vez mais de nosso potencial, melhorando em diversas áreas e aspectos de nossa vida.

Desenvolvimento profissional

Agora que você já sabe o que é desenvolvimento pessoal, é tranquilo entender o que significa desenvolvimento pessoal. Ora, é apenas uma parte do desenvolvimento pessoal que é voltada ao trabalho.

Uma diferença entre eles é que o desenvolvimento profissional costuma ter um viés mais técnico. Ele pode ser alcançado por meio de estudos e desenvolvimentos de habilidades dentro da sua área profissional.

A chave é definir a profissão ou carreira que você quer seguir e, a partir disso, delimitar os conhecimentos necessários para que você se desenvolva nessa área, assim você poderá crescer continuamente em seu campo de atuação.

Mas não cometa o erro de focar apenas nisso! Para se desenvolver profissionalmente, é preciso estar crescendo nos diversos aspectos da sua vida, em equilíbrio. Assim, você não perderá o foco ou ficará esgotado.

Como desenvolver Desenvolvimento pessoal e Desenvolvimento profissional

Desenvolvimento pessoal não é autoajuda

Muita gente, ao ouvir falar sobre desenvolvimento pessoal, imediatamente pensa que isso é sinônimo de autoajuda e que são técnicas e processos simplesmente motivacionais, para animar um pouco as pessoas, mas sem passar muito disso.

Caso você esteja pensando assim, saiba que não é nada disso! Desenvolvimento pessoal é um assunto sério e importante, pois trata do seu desenvolvimento como ser humano e a evolução de suas capacidades.

Para isso,  se propõe intenso trabalho de crescimento e transformação.  Nesse contexto, uma das técnicas mais eficazes que são utilizadas é a criação de metas e objetivos. Isso possibilita que você tenha controle do seu processo de desenvolvimento e que possa direcioná-lo da melhor maneira possível.

Importância de metas e objetivos

Para ter sucesso e se desenvolver no âmbito pessoal, não importa o que você faça, é preciso estabelecer metas e objetivos.

Para isso, não adianta ter apenas ideias gerais do que você quer, é preciso colocar o que você deseja da maneira mais delineada possível. Assim, você terá objetivos claros e não se perderá no caminho de alcançar seus sonhos.

Se pergunte onde você quer chegar. É um pouco difícil visualizar isso no início, no entanto, com um pouco de exercício você começará a enxergar o que deseja com mais facilidade e clareza.

Não sabe o que é um objetivo claro? Um exemplo é “quero ser proprietário de uma startup da área de tecnologia com um faturamento anual de 500 mil reais em, no máximo, dois anos”.

É muito mais fácil alcançar um objetivo assim, pois você terá mais clareza do caminho a ser percorrido de onde você está até onde você quer chegar. Assim, você terá menos problemas em sua jornada, aumentando as chances de ter sucesso.

Como ter sucesso

Algumas dicas de como ter sucesso

Com desenvolvimento pessoal, nada é mágica. É tudo fruto de um contínuo processo de evolução interna que refletirá na sua vida de uma forma positiva.

Por isso, não espere dicas que se apliquem a todos. Cada caso é diferente, pois as pessoas têm necessidades e objetivos distintos.

No entanto, há algumas práticas que podem ajudar qualquer um a atingir suas metas, pois são coisas que abrangem aspectos comuns a maior parte das pessoas. É dessas questões chave que vamos tratar agora.

Organize seu tempo

Uma das ações que mais contribuem para o sucesso é uma correta organização do tempo. Pois, para se desenvolver como pessoa, é necessário dividir de forma proporcional o tempo entre as mais diversas áreas da sua vida.

Então fique atento, não adianta nada focar todo seu tempo e energia na área profissional da sua vida e esquecer de seus compromissos familiares, tempo de lazer, estudo, espiritualidade e descanso. O mesmo vale para pessoas que só focam em diversão, é igualmente prejudicial.

A chave para organizar seu tempo é fazer uma divisão adequada de acordo com seus objetivos e metas, mas sem negligenciar nenhuma área da sua vida. Um ponto importante é conhecer cada área da sua vida, pois categorizando cada uma delas fica mais fácil dedicar seu tempo adequadamente.

Busque autoconhecimento

Se você ainda não sabe como ter sucesso, mas que chegar lá, aposte em autoconhecimento.

Saber quem é você e o que você quer para sua vida é ideal, tanto para estabelecer objetivos, quanto para alcançá-los.

Pode parecer algo bobo e intuitivo, mas a verdade é que quase nunca paramos para refletir sobre nós mesmos. Por isso, muitos comportamentos nocivos podem passar despercebidos e, acredite, até mesmo nossas capacidades.

Então, é evidente a necessidade de olhar um pouco mais para si e observar nossos modos de agir, nossos gostos e nossas frustrações. Só assim é possível alcançar os objetivos estabelecidos.

Reflita então sobre seus padrões de comportamento e faça um esforço para analisar até mesmo aquilo que você realiza de forma inconsciente. Assim, você conseguirá ter mais controle da sua vida, ser mais feliz e ter sucesso.

Como organizar o seu tempo para ter sucesso

Não procrastine

Você é um procrastinador e muitas vezes não consegue realizar suas tarefas do jeito que queria? Acredite, você não está sozinho.

O problema da procrastinação é muito comum. No entanto, pode ser evitado se você possuir um plano de ação bem definido para seus objetivos, tanto de curto, quanto de longo prazo.

Por isso, lembre-se da dica acima e organize muito bem seu tempo. Assim, você não terá espaço para se distrair, pois seu dia estará planejado, com até mesmo seus momentos de lazer.

Outra boa dica para quem sofre desse mal é tomar decisões rápidas. Pensar demais em uma decisão pequena acaba sendo uma perda de tempo e de energia. No entanto, saiba que tomar decisões rápidas não é sinônimo de escolhas irracionais. É possível sim fazer boas escolhas em um curto período de tempo. Exercite isso!

A dificuldade de focar é dos principais problemas para quem procrastina demais. Por isso, use ferramentas para aumentar seu foco e faça sempre uma tarefa de cada vez. Assim, suas chances de atingir seus objetivos e metas aumentam.

Use a motivação, inspiração e conhecimento adquiridos para se desenvolver como pessoal e profissional. Assim, depois dessas dicas você estará pronto para ter sucesso, seja qual for a sua área.

Desenvolvimento pessoal – Guia para ter sucesso na vida pessoal e profissional
5 (100%) 1 vote
Compartilhe! :)