O que é Inovação: Definição e Conceitos [Guia Completo]

Antes de mais nada, inovação pode ser a definição para uma novidade, uma melhoria que pode gerar valor para as pessoas, podendo ser implantada no mercado.

A inovação pode ser ampla e com diferentes aplicações de ideias ou sugestões que vão gerar valor para um negócio ou para o seu desenvolvimento pessoal.

Hoje nesse conteúdo vou te ensinar tudo o que você precisa saber sobre inovação.

Então vamos lá? Está pronto para saber tudo sobre inovação? Então continue comigo para descobrir.

Inovação

No contexto, para uma empresa, inovação é uma ideia implementada criada para gerar algum tipo de retorno para a organização. Basicamente inovação é explorar novas ideias e obter sucesso (aumento de faturamento, melhorias nas condições de trabalho, etc.)

Quando pensamos em inovação, logo associamos com algo genial e inovador, jamais visto. Porém, o contexto inovação é bastante variável e depende da sua aplicação.

Algumas pessoas podem confundir o conceito de inovação, portanto saber diferenciar é muito importante. Tenha em mente que inovação é diferente de descobrir e inventar. Entenda a seguir esse conceito:

Inovação – Está ligada a melhoria ou algo totalmente novo;

Descobrir – Está ligado a uma atividade focada em um ato de achar ou descobrir algo que seja novo;

Inventar – Está ligada a criação de algo que ainda não existe.

Tipos de inovação

Com a velocidade em que tudo vem mudando no decorrer dos últimos anos, para uma empresa se manter firme deverá responder a essas mudanças de maneira ágil de acordo com a demanda do mercado.

Essas demandas surgem de acordo com a necessidade, expectativas  e até mesmo os desejos aflorados por vários fatores (mudanças sociais, mudanças culturais, mudanças tecnológicas, mudanças econômicas, etc.)

Dessa forma, com essas constantes mudanças as empresas devem estar  sempre bem preparadas e capazes para gerir o seu conhecimento de maneira inteligente, sabendo desenvolver habilidades técnicas e expandir sua capacidade de aprendizagem sistematicamente .

Qual a importância de Inovar

Inovações podem gerar vantagens, por isso inovar é essencial para a sustentabilidade de uma empresa.

A inovação é capaz de agregar valor aos produtos. Com a grande competitividade de mercado, aqueles que inovam têm uma posição de vantagem em relação aos outros.

 Investir em inovação  vai gerar uma vantagem competitiva, como já mencionei, a inovação vai permitir que a empresa tenha vantagens competitivas em curto, longo ou médio prazo, em outras palavras, uma empresa que investe em inovação tem maior sustentabilidade no mercado.

Os benefícios da inovação dependem de cada empresa, mas com isso podemos entender que empresas que inovam não se arrependem de ter seguido esse caminho

Investir em inovação também vai permitir um maior desenvolvimento empresarial, a partir do momento que se ganha vantagens em relação às demais empresas do mesmo segmento, a evolução e o crescimento dos negócios vai consequentemente aumentar.

Dessa forma, o faturamento organizacional também vai aumentar, fazendo com que a empresa alcance o sucesso almejado.

Se você é de algum cargo de gestão, uma dica importante é ler livros da sua área, pois eles poderão ajudá-lo a pegar ideias, refiná-las e implementá-las de acordo com a realidade do seu negócio.

Existem alguns conceitos importantes, sobre o que é inovação e listei eles a seguir para você conhecê-los. Confira:

Conceitos de inovação

  • Inovação de produtos;
  • Inovação de processos;
  • Inovação de modelo de negócio;
  • Inovação incremental;
  • Inovação radical;
  • Inovação em marketing;
  • Inovação organizacional. 

1 – Inovação de produtos

A inovação de produtos, basicamente, é a modificação nos atributos de um produto. São as mudanças na forma como ele é percebido pelo consumidor.

Exemplo: carro com câmbio automático X carro convencional

2 – Inovação de processos

A inovação de processos, são as mudanças no processo e na produção de um produto. Não vai gerar impacto no produto final, porém, vai beneficiar no processo de produção, ou seja, aumento de produtividade e redução de custos.

Exemplo: automóveis produzidos por robôs X automóveis produzidos por humanos

3 – Inovação de modelo de negócio

Nesse tipo de inovação pode-se considerar uma mudança no modelo de negócio. A mudança não é no produto, nem no processo de produção, mas na maneira com que ele é apresentado ao mercado.

Exemplo: um automóvel  pode ser alugado, quem alugou vai pagar um valor de mensalidade para usar o carro, na maneira convencional o automóvel é vendido e não alugado.

4 – Inovação incremental

Inovação incremental, são basicamente as melhorias contínuas nos produtos, ou seja, são pequenos avanços nos benefícios, que podem ser percebidos pelo consumidor e não modificam o produto de maneira brusca.

Exemplo: Evolução dos smartphones onde as novas funcionalidades ( qualidade melhor da câmera, reconhecimento digital, reconhecimento facial, etc) foram sendo adicionadas gradativamente.

5 – Inovação radical

Inovação radical, representa uma mudança drástica, como o nome já diz, uma mudança radical na forma em que o produto será consumido. Na grande maioria, vai trazer um novo segmento para o mercado.

Exemplo: CD X plataformas de streaming de música

6 – Inovação de marketing

A inovação em marketing é a melhoria em alguns elementos nas estratégias usadas nessa área, levando em consideração produtos e valores.

A inovação de marketing é uma das maneiras de inovar usando métodos e ferramentas novas para comercializar os produtos ou serviços de uma empresa, que vai desde a embalagem até o reposicionamento da marca.

É importante investir em inovação de marketing porque vai trazer muitos benefícios para a empresa. Veja a seguir alguns desses benefícios:

A inovação de marketing vai automatizar processos e oferecer respostas rápidas ao público;

A inovação de marketing vai expor serviços e produtos rapidamente;

É responsável por fidelizar e conquistar parcelas maiores do mercado;

A inovação de marketing vai manter uma comunicação única;

Proporcionar informações em tempo real sobre a reação das pessoas em relação ao seu produto ou serviço.

7 – Inovação organizacional

Inovação organizacional é basicamente uma transformação na estrutura do modelo de negócios de uma empresa. Em outras palavras, a inovação organizacional é a mudança estrutural de uma empresa.

A seguir fiz uma lista com algumas empresas que fizeram inovação organizacional e alcançaram o sucesso. Confira: 

  • Amazon;
  • Cielo;
  • McDonald’s;
  • Nubank;
  • Salesforce;
  • Samsung.

Finalizando

Recapitulando, hoje falamos sobre o que é inovação, quais os seus conceitos e tipos.

No mercado existem alguns conceitos sobre inovação, que são inovação de produtos, inovação de processos, inovação de modelo de negócio, inovação incremental e inovação radical.

Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Espero que tenha gostado do conteúdo. Até a próxima.

Leave a reply:

Your email address will not be published.