Pirâmide de Maslow – Saiba Tudo Aqui

Quer conhecer mais sobre a Pirâmide de Maslow e a teoria das necessidades, mas não sabe por onde começar?

Se você é da área da administração, marketing ou psicologia, a chance é que você já tenha ouvido falar sobre essa pirâmide, pois ela é aplicada bastante nesses campos de estudo, tanto para fins teóricos, como na prática.

Esse é um esquema criado para hierarquizar as necessidades humanas. Com isso, é mais fácil entender as motivações e desejos do ser humano.

Por isso, mesmo que sua área de estudo não uma das citadas acima, estudar a Pirâmide de Maslow e a teoria das necessidades pode ser uma boa ferramenta para entender as outras pessoas e sua relação com elas, sempre focando em suas motivações e desejos.

Então, confira a matéria que preparamos e saiba tudo sobre a pirâmide e suas aplicações práticas na vida.

O que é a Pirâmide de Maslow?

A Pirâmide de Maslow é um conceito que foi criado pelo psicólogo estadunidense Abraham H. Maslow. Ela tem como objetivo determinar as condições necessárias para que uma pessoa consiga alcançar o nível ideal de satisfação pessoal ou profissional, ou seja, quais necessidades esse indivíduo tem. Por isso, ela também é conhecida como a Hierarquia das necessidades de Maslow.

De acordo com o psicólogo, os seres humanos vivem para suprir suas necessidades, sempre em busca da tão sonhada felicidade plena. Então, a pirâmide surge exatamente para organizar e hierarquizar essas necessidades que fazem parte da vida de todas pessoas. Ou seja, ela define quais são as mais básicas, que ficam na base da pirâmide, e quais são as mais complexas e difíceis de satisfazer, que estão no topo do esquema.

As necessidades que estão localizadas na base são aquelas que você precisa atender para sobreviver. E, quanto mais você sobe na hierarquia da pirâmide, menos as necessidades terão a ver com sobrevivência e mais elas serão sobre a satisfação pessoal e profissional do indivíduo.

A maneira de subir até o topo e atender todas necessidades, de acordo com Maslow, é ter uma atitude ativa. Enquanto nossas necessidades básicas não sejam atendidas, não podemos subir para o próximo passo. Somos todos responsáveis ​​pelo nosso próprio progresso. A motivação é a chave para evoluir e avançar.

Hierarquia de Necessidades de Maslow

Hierarquia de Necessidades de Maslow

Para Maslow, as necessidades do ser humano devem ser saciadas seguindo uma hierarquia estabelecida. Ou seja, existe uma ordem correta de atender a cada uma delas, por exemplo, você não poderia atender necessidades do topo, de realização pessoal, sem antes pensar na base, que são as necessidades fisiológicas.

Estrutura da pirâmide de Maslow

A Pirâmide de Maslow possui cinco níveis hierárquicos e cada um deles representa um conjunto de necessidades. Na base do esquema estão as necessidades fisiológicas, seguidas pelas necessidades de segurança, amor, estima, e por último, realização pessoal.

Conheça em detalhes cada uma das necessidades:

Necessidades fisiológicas em Maslow

As necessidades fisiológicas formam a base da pirâmide, pois são as mais básicas para o ser humano. Elas precisam ser saciadas para garantir nossa sobrevivência e manter nosso corpo saudável. Alguns exemplos de necessidades fisiológicas são:

  • Sono
  • Respiração
  • Homeostase da temperatura
  • Alimentação e digestão
  • Sexo
  • Moradia

De acordo com essa teoria, se estivermos com problemas de saúde, a tendência é que sejamos menos inclinados a nos preocupar com coisas mais triviais. Reflita, todos nós experimentamos cansaço ou sonolência quando estamos doentes. Nesse estado, é muito difícil se concentrar em qualquer outra coisa.

Necessidades de segurança

A necessidade de segurança engloba mais do que segurança física, mas também engloba alguns aspectos imateriais, como:

Esta etapa não é apenas sobre segurança física, mas também segurança material, como:

  • Segurança financeira
  • Segurança física
  • Segurança da saúde
  • Segurança da família
  • Segurança de bens e propriedade

Apesar de algumas dessas necessidades poderem ser controladas pelo indivíduo, é preciso reconhecer que a maior parte delas está fora de seu controle. Então, o máximo que se pode fazer é adotar medidas para se prevenir dos riscos e manter um nível básico de segurança.

Necessidades de amor e pertencimento social

Este nível da Pirâmide de Maslow contém todos os nossos relacionamentos, amorosos e sociais. Precisamos ter relacionamentos positivos e saudáveis para alcançarmos a felicidade. Por isso, um bom relacionamento com nossos pares é essencial para que consigamos evoluir e atender a outras necessidades.

  • Amigos
  • Família
  • Relacionamentos amorosos
  • Grupos ou sociedades de interesse
  • Aceitação social no ambiente de trabalho

A necessidade de amor e o pertencimento, que está representada nessa etapa da hierarquia das necessidades de Maslow, é essencial para manter uma pessoa motivada, por isso, não negligencie essa área de sua vida.

Estrutura da pirâmide de Maslow

Necessidades de Estima

Além de possuir bons relacionamentos interpessoais, é necessário se sentir valorizado neles. Por isso, uma das necessidades da pirâmide é a estima. Por causa dela, é necessário que o ser humano se sinta reconhecido por seus iguais e que seja considerado uma pessoa de valor em seu grupo. Assim, será possível que ele desenvolva seu verdadeiro potencial.

Essas necessidades são geralmente divididas em duas:

  • Inferiores: Baseadas no respeito, atenção e apreço dos outros. Estão ligadas a reputação e status, principalmente.
  • Superiores: São necessidades mais focadas em nós mesmos, no respeito e consideração que se dá a si mesmo. Elas incluem autoestima, aceitação de pensamentos, ideais, habilidades e emoções.

Necessidades de Realização Pessoal

No topo da Pirâmide de Maslow está a realização pessoal. Ela só pode ser alcançada se todas as outras necessidades estiverem estiverem satisfeitas. Isso pois a necessidade se caracteriza pela realização do pleno potencial pessoal.

Confira alguns aspectos dessa necessidade:

  • Autoconhecimento
  • Moralidade
  • Valores fundamentais
  • Autossuficiência e liberdade
  • Criatividade e inovação
  • Espontaneidade e autenticidade
  • Controle de emoções e ações

No entanto, saiba que para atingir esse estágio da Pirâmide de Maslow é preciso muito trabalho, reflexão e conhecimento de si. Mas vale muito a pena!

Outras necessidades

Depois da construção da pirâmide, Maslow identificou outras duas necessidades necessidades que são relativas aos indivíduos que se consideram realizados pessoalmente. Elas foram classificadas como necessidades cognitivas.

Uma dessas necessidades é a de conhecer e compreender o mundo. Ou seja, se relaciona com o desejo do ser humano de entender o que está a sua volta, o universo, a natureza, as pessoas e muito mais.

A outra chama-se necessidade de satisfação estética. Ela compreende a procura pela beleza no mundo, ou seja, o desejo de experienciar a simetria, arte e outras manifestações do belo. Essa necessidade se relaciona com a constante exigência do ser humano em estar sempre dentro dos padrões de beleza da sociedade.

Aplicação da teoria Maslow

A Pirâmide de Maslow, apesar de ser muito criticada e questionada, é bastante utilizada como ferramenta de motivação e treinamento de funcionários em empresas. Além disso, também é utilizada para a criação de estratégias de planejamento de marketing.
Outra área onde ela é bastante aplicada pe

  • Pirâmide de Maslow nas empresas

Instituições públicas e privadas exigem que seus trabalhadores sejam motivados a trabalhar e, por sua vez, precisam saber como fazer isso. Por isso, elas analisam as necessidades de seus trabalhadores e os deixam mais propensos a fazer seu trabalho com qualidade e eficiência.  

  • Pirâmide de Maslow no Marketing

Compreender as necessidades dos consumidores é importante para as vendas subirem e para as empresas triunfarem no mundo competitivo em que vivemos. Então, por meio de projetos de publicidade e marketing, as necessidades das pessoas são exploradas para gerar estratégias de vendas eficazes.

  • Pirâmide de Maslow na educação

As necessidades nos acompanham durante toda a nossa vida. Por isso, os educadores precisam conhecer em profundidade as necessidades daqueles que estão tentando ensinar. Assim, haverá um ensino cada vez mais eficaz e personalizado, maximizando assim o aprendizado.

  • Pirâmide de Maslow para desenvolvimento pessoal

A teoria motivacional de Maslow nos permite ter um bom autoconhecimento. Então,  prestando atenção em nossas diferentes etapas e analisando-as, podemos contemplar as necessidades e, a partir daí, iniciar nosso progresso pessoal.

 

Pirâmide de Maslow – Saiba Tudo Aqui
Avalie Este Artigo!