O que é PNL? Saiba Como Melhorar sua Vida com a Programação Neurolinguística

Você conhece a PNL? Sabe o que é PNL? Saiba que a PNL pode transformar a sua vida. Todos somos programados de alguma forma, e você, como é feita a sua programação?

Entenda um pouco mais sobre o que é PNL e como ela pode melhorar a sua vida abaixo.

A Programação Neurolinguística é tão acertada que a maioria das pessoas que aprendem PNL percebe que deve ser ensinada na escola primária. No final deste artigo, você pode concordar!

Sem mais delongas, entender o que é PNL:

O que é PNL?

A PNL é a prática de entender como as pessoas organizam seu pensamento, sentimento, linguagem e comportamento para produzir os resultados que fazem.

A PNL fornece às pessoas uma metodologia para modelar desempenhos excepcionais alcançados por gênios e líderes em seu campo.

A PNL também é usada para o desenvolvimento pessoal e para o sucesso nos negócios.

Um elemento-chave da PNL é que formamos nossos mapas mentais internos exclusivos do mundo como um produto da maneira como filtramos e percebemos as informações absorvidas pelos cinco sentidos do mundo à nossa volta.

Para entendermos melhor o que é PNL, vamos dividir em três pilares, vejamos:

  1. Neuro

Cada indivíduo estabeleceu seu próprio sistema de filtragem mental exclusivo para processar os milhões de bits de dados sendo absorvidos pelos sentidos.

Nosso primeiro mapa mental do mundo é constituído de imagens internas, sons, consciência tátil, sensações internas, gostos e cheiros que se formam como resultado do processo de filtragem neurológica.

O primeiro mapa mental é chamado de ‘Primeiro acesso’ na PNL.

  1. Linguístico

Em seguida, atribuímos significado pessoal às informações recebidas do mundo externo.

Formamos o nosso segundo mapa mental, atribuindo a linguagem às imagens internas, sons e sentimentos, gostos e cheiros, formando consciência consciente todos os dias.

O segundo mapa mental é chamado de Mapa Linguístico (às vezes conhecido como Representação Linguística)

  1. Programação

A resposta comportamental que ocorre como resultado de processos de filtragem neurológica e o subsequente mapa linguístico.

o que é PNL

História e Origens da Programação Neurolinguística (PNL) – O que é PNL?

Embora Jon Grinder e Richard Bandler frequentemente recebam a maior parte do crédito por originar a Programação NeuroLinguística, a PNL foi na verdade fundada por um grupo de pessoas que fizeram contribuições consistentes. Este grupo inclui Grinder e Bandler, bem como Frank Pucelik, Robert Dilts, Judith Delozier, Leslie Cameron, David Gordon e outros.

Na Universidade da Califórnia, Santa Cruz no início de 1970 este grupo iluminado estabelecidos para descobrir os padrões de comunicação específicas que permitiram psicoterapeutas pendentes – incluindo Milton Erickson (famoso psiquiatra / hipnoterapeuta), Virginia Satir (fundadora do Sistemas de Terapia Familiar), e Fritz Perls (fundador da Gestalt Therapy) para alcançar resultados incomuns com seus clientes. Por meio de observação direta e análise de videoteipe, eles conseguiram quebrar os padrões efetivos de comunicação desses praticantes e ensiná-los a outras pessoas.

O processo usado para descobrir a mágica na comunicação transformadora foi chamado de modelagem. Muitos consideram a modelagem como sendo o coração e a alma da Programação Neurolinguística. Quando você sabe como criar modelos com base na experiência de outras pessoas, você pode aprender e ensinar qualquer nova habilidade em sua forma essencial.

Técnicas de PNL

A PNL é um amplo campo de prática. Como tal, os praticantes de PNL usam muitas técnicas diferentes que incluem o seguinte:

Uma das técnicas da PNL é tentar remover pensamentos e sentimentos negativos ligados a um evento passado.

Ancoragem: Transformando experiências sensoriais em gatilhos para certos estados emocionais.

Rapport: O praticante sintoniza a pessoa combinando seus comportamentos físicos para melhorar a comunicação e a resposta por meio da empatia.

Padrão de Swish: Mudança de padrões de comportamento ou pensamento para chegar a um resultado desejado em vez de um resultado indesejado.

Dissociação visual / cinestésica (VKD): Tentativa de remover pensamentos e sentimentos negativos associados a um evento passado.

Exemplos

A PNL é usada como um método de desenvolvimento pessoal através da promoção de habilidades, como auto-reflexão, confiança e comunicação.

Os praticantes aplicaram a PNL comercialmente para atingir metas orientadas para o trabalho, como melhoria da produtividade ou progressão do trabalho.

Mais amplamente, tem sido aplicado como uma terapia para distúrbios psicológicos, incluindo fobias, depressão, transtornos de ansiedade generalizada ou TAG e transtorno de estresse pós-traumático ou transtorno do estresse pós-traumático.

Aplicação da PNL

Aplicação de PNL

Um praticante de PNL pode empregar suas habilidades como agente de mudança trabalhando com indivíduos, grupos ou empresas, ou mesmo organizações e governos globais.

Como tecnologia, a PNL tem um incrível histórico de instigar mudanças rápidas e eficientes em indivíduos e grupos.

Muitas pessoas estudam a PNL para ajudá-las a se tornarem mais eficazes em seu campo escolhido.

Os padrões podem ser empregados em uma ampla área de aplicações, desde campos tão diversos como educação, formação de equipes, vendas, marketing, desenvolvimento pessoal, liderança e coaching.

Onde quer que haja interação humana e potencial de crescimento, a PNL pode ser usada para desenvolver e melhorar o desempenho.

Leia também: Tudo sobre curso de memorização

Como a PNL funciona na vida real?

Durante as conversas, a maioria de nós se fixa em palavras. O que essa pessoa quer dizer e o que devo dizer em troca? Tem sido estabelecido há muito tempo que as palavras são o aspecto menos significativo da comunicação, transmitindo apenas 7% do significado.

Por exemplo, quando alguém lhe diz que está disposto a ajudá-lo a organizar uma reunião social, mas sua voz é plana e sua expressão facial parece que você acabou de convidá-lo para uma noite de tortura por choque elétrico … é óbvio que alguma outra coisa está acontecendo. Suas palavras diziam SIM, mas a comunicação não verbal, os outros 93%, dizia ALGO MAIS.

Então, o que é PNL? Os outros 93% de comunicação.  A PNL é um sistema para entender e usar a comunicação que realmente importa. Domine a comunicação não verbal e você se torna um mestre de comunicação!

Leve pra casa

A PNL se tornou muito popular ao longo dos anos. Essa popularidade pode ter sido impulsionada pelo fato de que os profissionais podem usá-la em muitos campos e contextos diferentes.

No entanto, as ideias gerais de que a PNL é construída e a falta de um corpo formal para monitorar seu uso significam que os métodos e a qualidade da prática podem variar consideravelmente. Em qualquer caso, evidências claras e imparciais para apoiar sua eficácia ainda precisam surgir.

Por estas razões, é possível que o bom marketing também tenha contribuído para a popularidade generalizada da PNL, particularmente no setor comercial.

 

O que é PNL? Saiba Como Melhorar sua Vida com a Programação Neurolinguística
5 (100%) 3 votes