7 Poderosas Técnicas de Memorização para Turbinar sua Mente

Está em busca de técnicas de memorização? Hoje vamos lhe apresentar as melhores técnicas de memorização, mas antes você precisa saber alguns fatos.

Vivemos em um momento de constantes distrações. Idade, fatores ambientais, tecnologia e até nutrição contribuem para o estado cognitivo geral. Na verdade, agora podemos ter menos tempo de atenção que o peixe dourado.

Quanto mais ocupado seu estilo de vida é, mais propenso ao esquecimento você é. Se você precisa se lembrar melhor de nomes, onde estacionou seu carro, ou tarefas fora de sua lista de afazeres, essas técnicas de memorização irão condicioná-lo a melhorar sua memória.

Enfim, sem mais delongas vamos as técnicas de memorização:

  1. Dispositivos Mnemônicos

Dispositivos mnemônicos são truques de memória projetados para melhorar suas habilidades de recall. Isso torna a memorização mais fácil e pode ajudar a combater a perda de memória. Essencialmente, você converte informações em simples rimas ou frases para uma forte formação de memória.

Sem dúvida os dispositivos mnemônicos são ótimas técnicas de memorização.

Curso de memorização indicado.

Dispositivos mnemônicos ajudam a solidificar memórias para o longo prazo. Aqueles que lutam com a memória de longo prazo, junto com a memória de curto prazo, costumam usá-los, mas todos podem se beneficiar deles. Os dispositivos mnemônicos são vistos como eficazes para uma variedade de diferentes faixas etárias – desde crianças pequenas até idosos. Eles foram usados ​​por um longo tempo, remontando aos gregos antigos. Embora existam vários dispositivos mnemônicos diferentes, aqui estão alguns dos melhores:

  • Acróstico

Acrósticos são frases estranhas ou poemas onde a primeira letra de cada palavra representa outra coisa. A primeira letra de cada palavra é uma pista para acionar a memória. Este dispositivo mnemônico é particularmente útil para lembrar listas ordenadas.

A maioria de nós aprendeu um ou dois desses meninos maus no ensino médio. Você provavelmente ainda se lembra: “Por favor, desculpe minha querida tia Sally.” Isso é um acróstico para a ordem de operações: parênteses, expoente, multiplicação, divisão, adição e subtração.

  • Siglas

Acrônimos são palavras ou frases feitas a partir das primeiras letras das palavras que você deseja lembrar. Por exemplo, o SCUBA é um acrônimo que significa aparelho respiratório subaquático autônomo. Usamos siglas o tempo todo para consolidar as informações em bits menores, como IDK, ASAP ou RSVP.

Na verdade, há um acrônimo para lembrar dispositivos mnemônicos conhecidos como SCRAM: sentenças / acrósticos, chunking, rimas, acrônimos e método de loci.

  • Rimando

O uso de rimas é outro dispositivo mnemônico. Este dispositivo é especialmente útil para aqueles que são aprendizes auditivos. As rimas desencadeiam a lembrança porque o cérebro associa sons semelhantes.

Um exemplo clássico é: “Em 1492, Colombo navegou no azul do oceano”. Quase todo mundo aprendeu que se deve lembrar quando as Américas foram descobertas.

Turbinar sua Mente

  1. Ensine a alguém

O psicólogo russo Lev Vygotsky criou a Teoria do Desenvolvimento Social para o desenvolvimento cognitivo. Ele enfatizou a necessidade de interações sociais para internalizar informações. Não só você cria mais significado discutindo um tópico com alguém, mas também obriga você a usar palavras para descrevê-lo e se torna ainda mais arraigado em sua memória.

Da próxima vez que você estiver aprendendo um novo tópico, tente ensinar o que aprendeu a outra pessoa. Dizer a informação em voz alta e ensinar os outros é eficaz para a retenção de memória.

  1. Use seus sentidos

Use seus 5 sentidos para lembrar de qualquer coisa. Sua mente se lembra de mais informações quando é experimentada através de um ou mais dos seus sentidos. Dizem que os cheiros são os gatilhos de memória mais fortes dos sentidos, mas é muito difícil forçar.

Como animais visuais, podemos reter muito mais imagens do que qualquer outro sentido. Visualizar coisas absurdas ou ultrajantes é fácil e extremamente eficaz.

  1. Vitaminas Cérebro & Suplementos

Se você está tendo dificuldade em lembrar informações, pode ser deficiente em nutrientes importantes. Nutrição está diretamente relacionada ao desempenho cognitivo. Deficiências nos principais nutrientes dificultam a memória, o foco e as disposições.

Os nootrópicos OptiMind ajudam a manter a retenção de informações recentemente aprendidas e a função cognitiva com bacopa de alta potência. Este ingrediente notável é clinicamente demonstrado para melhorar a cognição em apenas 12 semanas!

Como um excelente reforço para o cérebro nootrópico, os ingredientes de alta qualidade da OptiMind fornecem foco e energia para que você esteja sempre operando com desempenho máximo.

  1. Repetição, Ensaio e Escrita

Fazer listas pode parecer intrínseco a você, mas você pode se surpreender com o quanto isso realmente ajuda. Fisicamente escrever as coisas obriga você a lembrar de todas as informações em mãos, como prática para o jogo. Ele também destaca o que você sabe muito bem, junto com o que você não sabe tão bem quanto você pensou que você fez.

Ao escrever e repetir, você consolida suas memórias e as mantém organizadas. É como atualizar seus arquivos, criar pastas mais precisas e excluir arquivos antigos. Esse processo também solidifica associações entre informações, o que facilita a recuperação.

Tal como acontece com a maioria das coisas na vida, a prática leva à perfeição. Sua memória não vai melhorar durante a noite, mas esses truques irão construir uma forte base de memória sempre que você precisar. Desenvolver esses hábitos para o sucesso não é fácil. Apenas fique paciente, fique com ele e você se lembrará mais.

Poderosas Técnicas de Memorização

  1. Sono

Este parece bastante simples. Pode parecer que dormir pode não fazer nada pelo seu cérebro, mas na verdade é um momento em que é mais ativo. Isso porque este é o momento em que seu cérebro processa as memórias e as arquiva, muito parecido com um sistema de arquivos cognitivos dentro do seu cérebro.

A falta de descanso o impede de absolver novas informações, porque você ainda pode estar processando memórias pelas quais não dormiu, e isso é fundamental. Obtenha mais dicas sobre como conseguir dormir melhor aqui.

7.Mantenha um estômago forte

Isso não significa maximizar o seu fator bruto. Estudos mostram que a manutenção de um intestino saudável pode ajudar a evitar sintomas de ansiedade e melhorar a cognição.

O consumo de uma dieta bem balanceada, composta de vitaminas, carboidratos complexos, proteínas e redução do consumo de açúcar processado, assim como o aumento do consumo de culturas ativas, ajudará a manter uma flora intestinal bem equilibrada e a mantê-lo funcionando em um nível ótimo.

Melhorar a sua memória não requer ciência de foguetes. Suas habilidades cognitivas podem agradavelmente surpreendê-lo, implementando lentamente essas mudanças sutis em sua rotina.

Como utilizar as técnicas de memorização?

Muitos pensam que para sua memória gerar resultados diferentes é necessário utilizar todas as técnicas de memorização existentes. Mas não pense assim, você pode melhorar sua memorização utilizando uma das técnicas.

Mas claro, não se acomode, comece utilizando uma das técnicas e vá progredindo gradualmente.

7 Poderosas Técnicas de Memorização para Turbinar sua Mente
Avalie Este Artigo!