6 Técnicas de Leitura Rápida e Dicas Para Aprender a Ler Mais Rápido

Problema – Hoje em dia somos bombardeados com tanto material de leitura que muitas vezes é impossível acompanhar essa quantidade de informações. Então como resultado, acabamos rolando manchetes em vez de nos aprofundarmos no conteúdo que realmente nos ajudará. 

Quer estejamos no trabalho ou estudando, muitas vezes temos que correr contra o tempo para concluir nossas tarefas ou nos manter atualizados com os últimos desenvolvimentos em áreas de interesse.

Portanto, a leitura rápida pode ser uma habilidade vital e valiosa no mundo de hoje. 

As pessoas que aprendem a ler mais rápido usando técnicas comprovadas de leitura rápida podem ler até três vezes mais rápido do que o leitor médio que lê cerca de 200 a 250 palavras por minuto.

Benefícios – A leitura rápida desafia o cérebro humano a ter um desempenho melhor e mais rápido. À medida que você aprende a ler rapidamente, seu cérebro será treinado para absorver informações muito mais rápido do que está acostumado. 

Isso melhorará sua memória e a funcionalidade do seu cérebro. Existem outros benefícios, incluindo conhecimento geral e especializado expandido, habilidades aprimoradas de resolução de problemas, autoconfiança aprimorada ou um foco melhor.

Objetivo – Este tutorial tem como objetivo ajudá-lo a aprender a ler mais rápido. Vou explicar as técnicas essenciais de leitura rápida e fornecer dicas, materiais, recursos e recomendações para ajudá-lo a se tornar um leitor e aprendiz avançado.

1. Como ler mais rápido – Introdução

Algumas pessoas acreditam erroneamente que a leitura rápida é impossível de aprender. Outros argumentam firmemente que vem com um pedágio – que a leitura limita rapidamente a compreensão e o prazer do texto.

Esses dois pontos de vista não levam em consideração uma coisa, que é o fato de que a leitura rápida é um hábito cientificamente fundamentado que requer prática para ser alcançado.

Ler é sobre reajustar o funcionamento do seu cérebro enquanto você lê, incluindo a eliminação de regras de leitura da 1ª série, como ler em voz alta ou palavra por palavra. 

Vamos fazer um aquecimento com as seguintes dicas e sugestões genéricas (sem regras rígidas aqui) para você começar.

  • Leia este ou outro tutorial sobre o que é leitura rápida e como aprendê-la.
  • Assista a vídeos ou ouça podcasts sobre este tema se preferir mídia audiovisual.
  • Familiarize-se com frases e termos comuns.
  • Teste sua velocidade de leitura para saber onde você está e para definir suas metas.
  • Teste sua compreensão também. Velocidade e compreensão atuam como um par.
  • Pesquise aplicativos, ferramentas, livros e recursos para ajudá-lo a aprender sistematicamente.
  • Adapte técnicas como agrupamento ou anotações ao seu sistema.
  • Melhor dica de leitura de velocidade: Exercício, Exercício, Exercício
  • Leia mais e melhore seus conhecimentos gerais . Quanto mais você sabe, mais bem-sucedido você pode se tornar.

2. Aprenda 3 técnicas básicas de leitura rápida

Para aumentar seu desempenho, recomendo aprender essas técnicas de leitura de velocidade de canto para ler mais rápido e compreender mais.

Técnica 1 – Skimming e Scanning

O que quer que você planeje ler, tente visualizar seu material e percorrer um texto antes de lê-lo completamente. 

Isso lhe dará uma ideia de quais seções do texto você pode pular completamente e o ajudará a identificar onde estão as informações importantes. Não adianta ler tudo de capa a capa. Leia o que precisa ser lido, nada mais.

Você pode escanear manchetes, nomes, números, tabelas, gráficos, imagens, trechos, caixas de conteúdo ou simplesmente voar sobre a página para ter uma primeira noção do assunto. 

Em livros de não-ficção, ler as primeiras 3-5 frases de cada seção lhe dará uma rápida visão geral das ideias e fatos mais importantes. Lembre-se: um bom leitor já sabe o que vem pela frente.

Defina sua meta de leitura perguntando a si mesmo o que você espera de um texto específico, livro. ou autor. Conhecendo os capítulos, você pode até procurar informações específicas e pular vários parágrafos ou páginas. Deslize e leia rápido, não se perca em detalhes.

Técnica 2 – Estimulação manual

Aprenda a ler mais rápido em apenas um minuto com este método.

Usar o dedo indicador ou uma caneta como ferramenta para guiar e acompanhar os olhos ao longo do texto é a mais fácil de todas as técnicas de leitura rápida. 

Nós o conhecemos desde nossos dias de escola, mas paramos de usá-lo. Basta mover o dedo por baixo das linhas. Você também pode aplicar padrões em ziguezague.

Uma vez familiarizado com essa técnica, você pode tentar usar dois dedos para guiar seus olhos. 

Mas, em vez de movê-los suavemente ao longo das linhas, aplique dois saltos em cada linha. É mais rápido e mais avançado, mas sua capacidade de ler pedaços de palavras determinará o quão rápido você pode pular e ainda entender a frase.

Técnica 3 – Lendo pedaços de palavras

Minimize o número de fixações oculares ou paradas por linha. Idealmente, você lê com os olhos focados no meio da linha e ainda consegue entender e compreender a frase inteira. Aqui está um método de caneta e papel para aprender. Comece com 3 palavras, depois 4 e 5.

O objetivo não é ler palavra por palavra, mas dividir o texto em pedaços de leitura e depois ler bloco por bloco ou “saltar” entre blocos inteiros de palavras. Um bloco é basicamente uma unidade de palavras que você pode ler facilmente de uma só vez.

Ao ler pedaços de palavras, você reduz substancialmente seu tempo de leitura porque usa sua visão periférica para absorver as informações ao redor do bloco de palavras que já está lendo.

Como você lê e entende frases contendo mais de uma palavra? Você geralmente os reconhece como uma frase de duas ou três letras, em vez de ler as palavras únicas de que são feitos. Tente os seguintes nomes de cidades:

As letras dificilmente transportam significado ou informação. Palavras isoladas já têm significado. Frases de palavras carregam uma ideia ou conceito. Frases são imagens. 

Compreender essas imagens é a experiência chave para a técnica de aprender a ler pedaços de palavras. Cada frase é composta de frases que contêm uma ideia, muitas vezes a frase inteira deve ser lida para entender seu significado.

3. Pare de subvocalização e maus hábitos de leitura

Identifique e esteja ciente de seus hábitos de sabotagem de leitura rápida. A menos que você saiba quais hábitos estão interferindo em sua leitura, você não pode saber o que precisa ser consertado. 

Os maus hábitos de leitura mais comuns são ler palavra por palavra, ler em voz alta, ler com a boca ou ouvir as palavras em sua cabeça. Essas são muitas vezes as razões pelas quais você não está lendo tão rápido quanto poderia.

Foco – Não há maneira certa ou errada de começar a acelerar a leitura, no entanto, recomendo focar em suas fraquezas de leitura mais flagrantes. Se o seu problema é a subvocalização (dizer as palavras lidas em sua cabeça ou boca), você precisa trabalhar nisso primeiro.

Subvocalização – Muitas técnicas de leitura rápida de fato se concentram primeiro na eliminação da subvocalização, que é a principal razão para nossa leitura em ritmo lento. 

Claro, outros hábitos de leitura entram em jogo que podem diminuir a velocidade de leitura, e estes também são eliminados quando aprendemos a acelerar a leitura, mas a subvocalização é a principal culpada.

A maneira mais eficiente de parar a subvocalização é se forçar a aumentar a velocidade com que você lê. 

Vai se sentir estranho e desconfortável no começo e você certamente pensará que, ao não dizer ou pronunciar as palavras lidas, você perderá seu significado.

Bem, este definitivamente não é o caso. Na verdade, muito pelo contrário; ter duas em vez de três fases de leitura torna o processo muito mais otimizado. 

Para ensinar seu cérebro a se ajustar a esse processo em fases, use as técnicas de leitura rápida abaixo:

Track-and-Pace – Use uma caneta, seu dedo ou algum outro adereço para direcionar seu foco para onde quiser. Se você também ocultar o texto antes e depois da seção que está lendo, permitirá que seus olhos permaneçam focados e não vagueiem.

Expandir a fixação dos olhos – Isso pode ser alcançado fixando-se no centro de cada linha, em vez de ler convencionalmente da esquerda para a direita. Uma vez que você se fixa com menos frequência em cada linha, você não deixa escolha para o seu cérebro a não ser começar a processar semanticamente a informação visual, pois não há tempo para soar! Combine esta técnica com o método do ponteiro.

Word Chunking – Outro parâmetro de fixação dos olhos é expandir o número de palavras que você lê a cada vez. Menos blocos de palavras por linha significam menos fixação dos olhos por linha, o que, em última análise, significa um ritmo de leitura mais rápido e menos chances de subvocalização.

Resista à regressão – A maioria das pessoas tem o hábito de pular de volta para uma frase ou parágrafo que acabou de ler para ter certeza de que entendeu completamente o significado. Essa coisa é tão comum que a maioria de nós faz isso sem nem perceber.

Além disso, a regressão não apenas o forçará a subvocalizar, mas a subvocalizar o conteúdo que já foi lido. Aumentar sua velocidade de leitura irá desencorajá-lo a reler e mantê-lo avançando. É possível que, quando você estiver praticando isso pela primeira vez, sua compreensão diminua, mas à medida que você treinar novamente seu cérebro, ele se recuperará novamente.

Para evitar saltos, é bastante eficaz usar um ponteiro para sublinhar o texto durante a leitura ou cobri-lo com papel em branco à medida que avança.

4. Aumente a velocidade de leitura e compreensão

Funciona instantaneamente

  • Visualize e dê uma olhada em qualquer material. Skim para frases de gatilho, números e nomes.
  • Relembre a ideia principal. Defina sua meta de leitura.
  • Faça perguntas Quem, Onde, Quando, O quê, Por que e Como.
  • Para ler, use sua mão/dedo como ferramenta de estimulação.
  • Vire a página com a mão que você não está usando para o ritmo manual. Vai te acelerar.
  • Para leitura na Web: verifique as manchetes. Digitalize listas de marcadores e palavras em negrito. Use o ritmo do mouse.

Precisa de exercício

  • Aprenda a ler grupos de palavras. Comece com duas palavras de relance, depois três, quatro e cinco.
  • Cante uma melodia durante a leitura para evitar a subvocalização.
  • Resista a voltar no texto. Apenas continue lendo. Confie em si mesmo e volte para a linha.
  • Aprenda prefixos e sufixos comuns para entender palavras e derivar significados mais rapidamente.
  • Conceituar e vincular uma imagem a palavras comuns para melhorar a compreensão.
  • Melhore seu vocabulário. Aprenda novas palavras para melhorar a compreensão.
  • Visualize informações. Use técnicas de memória para incorporar efetivamente o conhecimento.

Envolve Atividade/Motivação

  • Utilize mapas mentais para relembrar ideias, revisar conteúdo e criar bancos de dados de conhecimento.
  • Afirmações criam uma atitude positiva. Confie em suas habilidades.
  • Reduza o ruído ou quaisquer impactos perturbadores.
  • Teste novas habilidades ou mantenha novos projetos por pelo menos 21 dias.
  • Leia tudo o que encontrar. Pratique técnicas de leitura rápida diariamente.

Soluções para maus hábitos de leitura

  • Aplique exercícios para eliminar a subvocalização.
  • Aprenda a ler pelo menos 4 palavras em uma fixação.
  • Confie em si mesmo e resista à regressão, continue lendo.

5. Use as ferramentas para aprender a ler mais rápido

Aprender a ler mais rápido é um método barato. Existem muitos tutoriais e vídeos gratuitos disponíveis que ensinam técnicas básicas de leitura rápida. No entanto, pode ser eficaz em termos de tempo para pular curvas de aprendizado íngremes, inscrevendo-se em aulas de leitura rápida ou aprendendo com software.

Sessões de treinamento e exercícios regulares são as chaves para melhorar suas habilidades de leitura. Esses cursos ou programas podem ajudá-lo a atingir seus objetivos mais rapidamente e com mais precisão e disciplina. Existem programas gratuitos e pagos no mercado.

Adotar esse método é uma maneira infalível de otimizar e acelerar seu ritmo de leitura. Produtos como o Spreeder ™ ou o Become a SuperLearner oferecem uma solução eficiente para pessoas que desejam atingir seus objetivos em menos tempo e com menos esforço.

6. Pratique a leitura rápida

  • Aumente seu vocabulário lendo algo todos os dias.
  • Use técnicas de memória para recordar melhor.
  • Exercite a leitura de pedaços de palavras.
  • Exercite as habilidades de visualização.
  • Exercício para ler / folhear um livro em cinco minutos
  • Digitalize o espaço urbano para grupos de palavras. Compreenda-os como uma construção. Verifique sinais, anúncios.
  • Propaganda: Pratique a leitura de frases de palavras folheando revistas, anúncios de rua ou de lojas.
  • No médico: revistas de visualização. Relembre ideias. Verifique os anúncios. Leia grupos de palavras.
  • Confira aplicativos da web gratuitos para exercitar técnicas de leitura de velocidade em dispositivos móveis.

Comece lendo um livro ou artigo que você já leu. Será mais fácil pular palavras e manter um fluxo suave se você estiver familiarizado com o material.

Leia muito , especialmente livros de não-ficção. Com romances, muitas vezes você vai querer desacelerar e mergulhar no mundo do autor, e tudo bem.

Mas quando você está praticando técnicas de leitura rápida, praticamente qualquer coisa que não seja literatura é uma boa escolha.

Ao utilizar o dedo indicador para guiar os olhos, comece devagar, mas em um ritmo desafiador. 

Continue andando por uma ou duas páginas e, em seguida, verifique sua compreensão de leitura. Em breve você poderá mover sua mão mais rapidamente, assim saberá ler mais rápido e compreender mais.

Você nem sempre precisa acelerar a leitura. A leitura rápida requer muito foco e esforço cognitivo. Além disso, você pode querer desacelerar e absorver ideias e conceitos de uma maneira mais gradual e satisfatória. 

Não há problema em ler em velocidades diferentes, dependendo do material. Na verdade, desacelerar e relaxar pode ser bom, pois lhe dará tempo para se recuperar.

Faça pausas regulares. Dessa forma, sua compreensão e foco permanecerão em alto nível. Fazer pausas também ajuda a manter os olhos saudáveis ​​e evitar o cansaço visual.

Livre-se das distrações. Telefones celulares, TV, internet, rádio, etc podem distraí-lo facilmente durante a leitura e prejudicar sua velocidade de leitura. Mesmo que você seja bom em leitura, você pode se tornar um profissional ao se livrar dessas distrações.

Ao cronometrar, você não apenas tentará melhorar sua velocidade de leitura, mas também ficará motivado para ter um melhor desempenho. Além disso, também será mais fácil acompanhar seu desempenho.

Cada leitor de velocidade é único , portanto, evite adotar apenas metodologias específicas, em vez disso, ajuste cada uma delas às suas demandas de aprendizado. 

Muitas vezes, os truques que inventamos melhoram nosso progresso de aprendizado mais do que qualquer método científico poderia fazer.

Encerrando nosso tutorial sobre como ler mais rápido. Apesar de haver muitos benefícios da leitura rápida, a maior vantagem dessa técnica de aprendizado é que ela economiza tempo.

Você poderá reter a mesma quantidade de dados que teria retido lendo lentamente. Portanto, isso pode ser muito benéfico para as pessoas que precisam ler vários documentos em seu local de trabalho todos os dias.

Além disso, os alunos que sabem como acelerar a leitura têm uma vantagem competitiva sobre seus colegas. 

Estudos revelaram que uma pessoa que possui essa habilidade pode aprender um idioma muito mais rápido do que uma pessoa que não possui essa habilidade. 

Estudos recentes sobre leitura rápida também revelaram que essa técnica específica de leitura melhora a memória.

A leitura rápida também tem tudo a ver com prática. Quanto mais você praticar este método de aprendizado, melhor você se tornará nele. 

Existem várias técnicas de leitura de velocidade que podem ajudá-lo a melhorar sua velocidade de leitura. No entanto, a única coisa é que você deve aprender a identificar os pontos mais importantes no material de leitura e desenvolver uma visão mais ampla.

Com a leitura rápida, as pessoas têm o poder de aumentar seu conhecimento e usá-lo para seus próprios fins e para seu próprio benefício. 

Portanto, minha última dica é nunca desistir de uma oportunidade de ler algo útil e pertinente aos seus objetivos de sucesso. Todos podem aprender a ler mais rápido.

O que é leitura rápida?

Existem várias definições de velocidade de leitura. Algumas pessoas definem a leitura rápida como “deslizar e digitalizar através do contexto”. 

Outros significam usar um meta-guia para incentivar um ritmo de leitura mais rápido, e ainda existem outras definições que incluem ambos e ainda mais aspectos da leitura de velocidade.

A verdade subjacente é que a leitura rápida é uma habilidade adquirida que as pessoas usam para acelerar a leitura ou ler mais rápido através de conteúdo escrito e compreender e reter uma quantidade substancial de informações quando terminar.

Qual é a velocidade média de leitura?

O leitor médio lê cerca de 200-250 palavras por minuto, mas a velocidade média de leitura pode diminuir para 100-175 ppm dependendo da complexidade do material, por exemplo, artigos científicos.

Leitores de velocidade proficientes são aqueles que atingem uma velocidade média de leitura de 500-600 palavras por minuto ou mais, mantendo suas taxas de compreensão bem acima de 70%.

Durma melhor, leia mais rápido

  • Tenha uma rotina de sono.
  • Beba um copo de água antes de dormir.
  • Evite refeições pesadas, nicotina, álcool, açúcar, cafeína antes de dormir
  • Escureça e resfrie seu quarto
  • Exercite-se regularmente para ter uma boa noite de sono.
  • Um colchão de alta qualidade é benéfico para o seu sono e bem-estar.
  • Evite o consumo de computador/TV pelo menos uma hora antes de dormir.
  • O estresse é um assassino de concentração e sono. Tente relaxar sua mente!
  • A meditação pode ajudar a adormecer rapidamente.
  • O relaxamento muscular progressivo pode ajudar a se preparar para o sono.
  • Um cochilo de energia geralmente melhora o foco e a concentração.
  • Leia mais sobre dicas sobre como dormir melhor aqui.

Recursos e leitura adicional

  • A entrada da Wikipédia .
  • Use livros PDF (veja acima) para praticar a leitura de grupos de palavras.
  • Use o conversor para criar seus próprios exercícios e materiais.
  • Experimente leitores de RSVP, como o Spreeder.
  • Experimente o Quickreader no seu dispositivo iOS.
  • Experimente os aplicativos Evernote ou Read it later para uma melhor organização.

Obrigado por ler. Para ajudar a espalhar a notícia, compartilhe nosso tutorial sobre como ler técnicas e dicas básicas e rápidas de leitura rápida em sua plataforma de mídia social favorita.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

INSCREVA-SE comece a ganhar dinheiro DE VERDADE NA INTERNET

EU SEI…Todo Mundo Fica Oferecendo “Coisas Grátis”, Mas Pode Ter Certeza, Esse Curso Gratuito é DIFERENTE de tudo o Que Você Já Viu!