5 Passos para Desenvolver a Habilidade da Leitura Dinâmica

Quando você está vasculhando resmas de papel, provavelmente se viu desejando que houvesse mais horas no dia. Bem, não tenha medo. A leitura dinâmica é a habilidade fundamental para lhe dar esse pequeno tempo extra.

As dicas rápidas abaixo apenas arranham a superfície, mas com a prática, você pode dobrar sua taxa de velocidade de leitura atual e, eventualmente, atingir 1000 palavras por minuto; combinando com os do top 10 atual do mundo.

Vamos começar. As dicas a seguir são projetadas para você que está buscando desenvolver a leitura dinâmica:

 

Desenvolver Leitura Dinâmica

1) Não subestime a importância do seu ambiente de leitura

Encontrar o local perfeito para iniciar sua experiência de leitura dinâmica é essencial. Uma área tranquila e leve, onde você pode organizar seus pensamentos, se concentrar e onde você se sente em casa é o primeiro passo para o sucesso.

Você permanecerá mais alerta se estiver sentado em uma mesa em vez de se enroscar na cama, portanto não caia na armadilha de ficar confortável demais. Lembre-se, um ambiente livre de desordem é uma mente livre de desordem.

Para alcançar o seu potencial de leitura de velocidade, tenha tempo para tornar o ambiente convidativo.

2) Guie seus olhos

Se você estiver procurando por um uso alternativo para seus pauzinhos ou agulhas de tricô, você o encontrou. Essas ferramentas serão suas melhores amigas quando se trata de leitura rápida.

Use seu pauzinho para guiar seus olhos e absorver grandes quantidades de informação em um curto período de tempo.

Para manter o seu lugar na página, siga as frases ao lê-las com a ferramenta de sua preferência para impedir que as palavras se misturem ao folhear a página.

3) Não olhe para trás

A última coisa que você deve fazer é pular para trás. Pular para trás te atrasa e é desnecessário, já que qualquer palavra que você ache que perdeu, foi absorvida pelos olhos enquanto você estava lendo a próxima frase. Lembre-se, não entre em pânico, seus olhos são mais espertos do que você pensa!

4) Leitura mais rápida, melhor compreensão

É um fato. O cérebro é mais feliz a 400 palavras por minuto ou mais, porque a essa velocidade, as informações podem ser fragmentadas e armazenadas rapidamente em sua memória.

O confronto forma a base da leitura dinâmica e é uma das maneiras pelas quais a seis vezes vencedora do Campeonato Mundial de Leitura de Velocidade, Anne Jones, conseguiu manter seus títulos recordistas.

5) A Regra de Ouro da leitura dinâmica: A Regra Plus One

Embora seja importante forçar a si mesmo, não se force a se tornar um guru da leitura dinâmica ​​durante a noite. A Regra Plus One provou que melhorar sua velocidade em uma palavra extra por minuto aumentará sua confiança e desempenho gradualmente, mas não seus níveis de estresse!

5 Passos para otimizar a leitura dinâmica

ATENÇÃO – MELHORE A COMPREENSÃO NA LEITURA

Muitos pensam apenas na velocidade da leitura, mas não vai adiantar ler 5x mais rápido se a compreensão não existir. Por isso, separamos algumas dicas para que não somente leia com mais velocidade, veja:

Saiba mais sobre o curso de leitura dinâmica. 

  1. Leia no início do dia

Muitas pessoas podem dobrar sua velocidade de leitura e melhorar sua concentração lendo o material que é importante para elas no início do dia.

  1. Priorize sua leitura dinâmica

Crie três pilhas para seus materiais de leitura, importante, moderadamente importante e menos importante. Em seguida, leia o material em sua ordem de importância. Você vai melhorar sua velocidade de leitura ao fazer isso e melhorar sua compreensão de leitura, chegando primeiro ao material importante, quando sua mente estiver clara e nítida.

  1. Foque no principal

Velocidade lida para ideias principais em obras de não-ficção, como livros didáticos e textos educacionais. Escanceie o sumário e as primeiras e últimas frases de cada parágrafo.

Você melhorará sua velocidade de leitura e compreensão se entender primeiro a estrutura de um livro. Isso ajudará você a saber quais partes do livro devem ser examinadas e quais partes devem ser lidas com mais cuidado.

  1. Faça uma pergunta

Melhore sua compreensão de leitura, velocidade de leitura e concentração, transformando cabeçalhos e subtítulos em livros didáticos e outros livros de não-ficção em perguntas.

Em seguida, digitalize o texto para as respostas. Sua velocidade de leitura melhora ao fazer isso e você se concentra em seu material.

  1. Leia no ambiente apropriado

Sustente seu livro ou revista usando um estante de livros – dobrar seu material de leitura a 45 graus melhora sua velocidade de leitura e reduz a fadiga ocular.

Evite ler material difícil ou importante na cama, onde sua mente e corpo tendem a relaxar. Você ficará alerta se se sentar em uma escrivaninha.

  1. Escreva um curso de ação sobre correspondência

Melhore sua velocidade de leitura e evite reler a correspondência anotando notas breves imediatamente após a leitura de cada correspondência. Basta se referir às suas anotações em cada parte quando estiver lendo para responder algum tempo depois.

  1. Evite destacar

Embora os leitores acreditem que o destaque em amarelo (ou qualquer outra cor, por sinal) melhore sua velocidade de leitura e compreensão, o inverso é realmente verdadeiro. Realçar simplesmente significa que eles não querem se incomodar em aprender o material agora. O resultado: Eles acabam lendo o material duas vezes, e possivelmente não entendendo ou lembrando-se da hora!

  1. Visualizar antes de ler

Examine primeiro o material para ter uma ideia do que é interessante e importante para você e do que você pode pular. Em seguida, concentre-se nas seções que você precisa entender e lembrar e percorra ou pule o resto.

  1. Use uma velocidade de leitura flexível

Algum material de leitura deve ser lido de forma lenta e cuidadosa: contratos legais, equações matemáticas e poesia são alguns exemplos.

Outros materiais de leitura podem ser lidos em velocidades muito mais rápidas: jornais, revistas e romances. Ajuste sua velocidade de leitura para o tipo de material de leitura e sua finalidade de leitura.

  • Evite Softwares de leitura

A tecnologia a ajuda muito quando o assunto é produtividade, porém, não deve ser utilizada em todos os casos. No caso da leitura, não é aconselhável a utilização de softwares de leitura, ainda mais quando estamos falando de leitura com velocidade.

Os softwares de leitura são muito úteis, mas não para a leitura dinâmica.

 

5 Passos para Desenvolver a Habilidade da Leitura Dinâmica
5 (100%) 1 vote
Compartilhe! :)