Você provavelmente já ouviu falar de coaching, mas você sabia que ele pode te ajudar a se desenvolver como pessoa e profissional?
Pois saiba que isso é realmente possível! Há muitas maneiras de usar o coaching melhorar diversos aspectos da sua vida, seja na esfera pessoal, quanto na profissional.
Nesse artigo, você poderá conhecer um pouco mais desse processo e saber todos os benefícios do coaching para sua vida.
O que é coaching?
O coaching é um tema recorrente no mundo dos negócios ultimamente, isso porque ele passou a ser extremamente relevante para a obtenção de sucesso e lucro dentro das empresas.
Além disso, ele se tornou uma ferramenta essencial para o aumento do bem-estar dos profissionais, assim como o aumento de produtividade e qualidade de vida.
No entanto, apesar de ser um tema bastante presente, esse termo é muito pouco compreendido.
Então, dada a sua importância, é preciso ficar a par de seu significado, seus benefícios e os problemas que ele pode resolver.
Mas lembre-se: o coaching não está restrito apenas ao mundo corporativo.
Ele pode trazer muitos benefícios para sua vida pessoal também.
Conceito de coaching
O termo coaching veio do inglês que significa treinando. Ou seja, é um processo de treino, que, normalmente, tem como objetivo deixar a pessoa motivada e encoraja, para que assim ela possa atingir um objetivo determinado.
Essa palavra apareceu pela primeira vez na era medieval. Ela caracterizava o ato de conduzir a carruagem, em inglês coche, em alguma direção.
Esse trabalho era feito pelo cocheiro, que também era responsável por treinar cavalos para seguirem certos caminhos.
No entanto, com o sentido que é utilizada hoje, ela só começou a ser usada em 1830, na Universidade de Oxford.
Ela definia um tipo de tutoria particular, onde um tutor ajudava um aluno a estudar para uma prova de alguma matéria específica. Com o passar do tempo, esse termo passou a ser utilizado para se referir ao treinador de atletas, cantores e atores.
Hoje, podemos dizer que o trabalho do coach é fazer com alcance suas metas e objetivos por meio de treinamento intensivo de desenvolvimento pessoal.
Mas, o coaching pode ter diversas especialidades, focando em cada aspecto de sua vida.
Então, é possível encontrar coaching de relacionamentos, profissional, de liderança e tantos outros.
O que é coach e coachee?
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é coaching, é necessário entender também os dois atores principais desse processo, o coach e o coachee.
O coach é o profissional que guia o processo. Ele é apto a ajudar e orientar, dispondo de técnicas e ferramentas que visam promover o desenvolvimento pessoal de seu mentorado.
Coachee é o nome dado ao mentorado que passa pelo processo de coaching. Ele é cliente do coach e está em busca de evoluir como pessoa e profissional.
Então, juntos, em um processo de aprendizado, o coach e o coachee procuram criar meios para que o mentorado otimize seu desempenho e tenha boas práticas, seja no âmbito profissional ou na vida pessoal.
O processo é feito em um modelo de parceria profunda, cheio de muito diálogo e sinceridade.
É preciso que o coachee entenda seus objetivos e consiga passar essas informações para o coach. Assim, será possível ver resultados concretos na performance do mentorado.
Competências do coach:
- Guiar
- Dar apoio
- Passar conhecimento
- Manter sigilo
- Ser confiável
- Escutar e entender
- Estar sempre atualizado
- Agir com responsabilidade
Competências do coachee:
- Buscar mudanças
- Agir com responsabilidade
- Estar comprometido
- Saber ouvir
- Seguir as orientações do coach
Processo de coaching
Quando você começa um processo de coaching é preciso saber que a finalidade é atingir determinada meta ou objetivo, seja ela pessoal ou profissional.
Para que isso aconteça, o coach guia o coachee em busca de novas compreensões e entendimentos, para que ele possa alcançar seus desejos.
O processo é bastante estruturado e é dividido em fases, tendo início, meio e fim.
A meta pode abranger as mais diversas áreas, sendo possível escolher coaches específicos para alguns temas.
É preciso ressaltar que não existe tempo determinado para alcançar o objetivo, sendo sempre determinado pelas possibilidades do coachee.
Devo fazer um curso de coaching?
O coaching é uma boa para todos que puderem – e quiserem – fazê-lo. Pois, com o coaching, você tem a chance de eliminar hábitos negativos que prejudicam sua rotina diária, além de retomar o controle de sua própria vida.
Você provavelmente está se perguntando de que forma o coaching pode ajudar você nisso. Ele trabalha identificando problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais.
Além disso, ele faz com que você tenha maior autoconhecimento e autoconfiança, conseguindo assim gerir melhor seu estresse.
Outro ponto positivo é que o coaching ajuda a melhorar o foco e melhorar suas habilidades de planejamento.
Então, não perca tempo e comece um curso de coaching já. É uma ótima maneira de alcançar o sucesso pessoal e profissional que você tanto deseja.
Recomendo que faça este curso, clique aqui.
Ainda não se convenceu?
Conheça alguns problemas que o coaching pode ajudar a solucionar na sua vida:
- Problemas emocionais;
- Problemas financeiros;
- Dificuldades de relacionamentos;
- Problemas familiares e até mesmo de saúde;
- Desmotivação e estresse;
- Ansiedade;
- Falta de capacitação profissional;
- Baixa autoestima;
- Falta de engajamento no trabalho;
- Baixa produtividade;
Coaching profissional
Você quer um curso de coaching que pode te ajudar a progredir na sua carreira? Pois saiba que existem vários ótimos programas de coaching profissionais.
Essa modalidade pode servir tanto para indivíduos, quanto para empresas, mas é sempre voltado ao mercado de trabalho.
O coaching profissional é um processo guiado por um profissional qualificado na sua área de conhecimento, ou em uma área de relevância, e que utiliza métodos, técnicas e ferramentas do coaching para o desenvolvimento do indivíduo ou empresa.
Este tipo de coaching é conhecido como “formal” e costuma ser um método pago. O coachee terá que assinar um contrato e terá que comparecer a reuniões de orientação.
Coaching empresarial
O coaching empresarial é um pouco diferente do profissional. Ele tem como objetivo orientar e ajudar empresários, principalmente em início de carreira ou que estejam passando por mudanças empresariais decisivas.
Esse tipo de coaching usa diversas ferramentas e técnicas para ajudar seu coachee a desenvolver competências para se destacar no mundo empresarial.
Coaching financeiro
O coaching financeiro é bem diferente dos outros dois tipos anteriores, pois ele foca na obtenção de resultados especificamente financeiros.
Ele pode ser contratado por pessoas, que querem aprender a usar seu próprio dinheiro, ou por empresas, que procuram maneiras de organizar suas contas.
Esse tipo de coaching tem tempo limitado e duram cerca de 3 meses.
Nesse período, a pessoa é forçada a refletir sobre seus hábitos financeiros, tentando compreender suas necessidades e desejos. Depois de fazer isso, o coach irá te auxiliar a definir metas concretas e exercícios diários que o ajudarão a alcançar as suas metas e objetivos.
Coaching x Mentoring
Essas atividades são frequentemente utilizadas como sinônimo, no entanto, elas não são iguais.
O mentoring é um processo bem mais complexo que pressupõe uma relação mais profunda entre mentor e apadrinhado.
mentor é um mestre e um conselheiro na vida da pessoa, sendo alguém com vasta experiência profissional no campo de trabalho do indivíduo que está sendo ajudado.
Além disso, o mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho