O Que é Mastermind

O desenvolvimento profissional é muito importante para o sucesso de qualquer pessoa. 

Alguns trabalhadores preferem aprender novos conceitos e ideias por meio de livros, filmes, cursos e outras fontes de conhecimento. 

O que pouca gente sabe é que existem reuniões de grupos de profissionais para potencializar conhecimentos e habilidades.

Eles são conhecidos como Masterminds. Os participantes se reúnem para trocar experiências, fornecer feedbacks e aprender sobre diversos temas que impactam em seu sucesso. 

Os Mastermind já estão presentes no Brasil, mudando a vida de várias pessoas. 

Quer conhecer mais detalhes sobre o Mastermind? 

Neste artigo vamos fornecer as principais informações sobre esse grupo. 

  • Afinal, o que é Mastermind? 
  • Qual é o objetivo do Mastermind?
  • Como funciona o Mastermind?
  • Quais são os benefícios do Mastermind?
  • Qual é o cenário do Mastermind no Brasil?
  • Quais são as características dos grupos de Mastermind?

Continue lendo o texto e tire todas as suas dúvidas!

Afinal, o que é Mastermind? 

Trata-se de um grupo de dois ou mais membros que têm objetivos de carreira ou negócios quase parecidos. No entanto, cada um está em uma área diferente de atuação e estágios na carreira. 

Neste grupo, as pessoas compartilham experiências e ideias que possam contribuir para o desenvolvimento de cada pessoa. 

Esse tipo de dinâmica surgiu no livro “Think and Grow Rich”, que tem tradução em português como “Quem pensa enriquece”. 

Nesta obra, o autor Napoleon Hill fez várias pesquisas com profissionais de sucesso. O seu objetivo era desvendar como essas pessoas alcançaram o ápice da carreira. 

Em grande parte das entrevistas surgiu o conceito de mastermind groups. Hoje, ele é bastante utilizado em diversos tipos de organização. 

Qual é o objetivo do Mastermind? 

A principal missão do grupo é fazer com que vários profissionais auxiliam outras pessoas na conquista dos seus objetivos. 

Para isso, utiliza-se os conselhos e as experiências com o intuito de trazer mais energia, entusiasmo e força de vontade para os membros do grupo. 

A participação em um grupo deve ser bastante valorizada. Afinal, é necessário ser convidado para integrar ao time e fazer parte das reuniões. 

Se em algum momento você receber o convite, não deixe essa oportunidade passar. Muitas mudanças podem ocorrer em sua carreira ou até no sucesso da sua empresa. 

Como funciona o Mastermind? 

É uma reunião ou encontro entre profissionais para ajudá-los na conquista de metas e desafios. 

O debate pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente. O período dependerá do estilo de vida dos participantes. 

Os encontros podem ser programados de forma presencial ou online. 

Algumas ferramentas ajudam a trazer praticidade e eficiência para as reuniões: Zoom Meetings, Skype, ezTalks, Google Hangouts, Microsoft Teams, Join.me, Teleport.video, GoToMeeting, entre outros. 

O mais indicado é que o grupo não tenha muitos participantes.

Os grupos menores conseguem ter resultados mais rápidos.

Em um primeiro momento, o mastermind pode ser complicado. No entanto, perceberá que ele é simples e bastante prático de ser incluído na rotina. 

Quais são os benefícios do Mastermind? 

O Mastermind traz diversas vantagens para os profissionais.

A primeira delas é o engrandecimento intelectual. Os encontros em grupo ajudam a sua mente a vencer os limites, trazendo evolução para o seu negócio ou para a carreira.

A autoconfiança é outro item que é aperfeiçoado com o auxílio do Mastermind. 

Durante o processo de troca de conhecimentos, você perceberá que pode ajudar outros profissionais com as suas qualificações e experiências. 

A partir daí, terá mais confiança e autoestima para encarar qualquer desafio, pois saberá que é mais inteligente do que parece. 

Outro benefício do encontro de profissionais é a melhora em relação ao networking. 

A participação no Mastermind permite conhecer outras pessoas da área que podem ajudá-lo futuramente em um projeto ou até mesmo na conquista de um emprego. 

O grupo também serve como uma espécie de consultoria para o seu negócio ou carreira, pois poderá aprender com outros profissionais. 

Qual é o cenário do Mastermind no Brasil? 

Alguns profissionais já fundaram os seus grupos em nosso país. 

Elas pensam fora da caixa e sempre buscam alternativas para trazer ideias novas para as empresas ou para a sua carreira profissional. 

Na internet, você já encontra diversos grupos disponíveis. Portanto, faça a sua pesquisa a escolha aquele que tem mais ligação com o seu perfil e objetivos. 

Quais são as características dos grupos de Mastermind? 

Os grupos de Mastermind tem algumas características que precisam ser seguidas para que todos os participantes conquistem o sucesso desejado. 

Regras 

Um bom grupo é aquele que contém regras definidas. Claro, isso não é obrigatório. No entanto, ajuda o encontro a se desenvolver de uma forma mais prática e eficiente. 

As regras do grupo são bem simples como: definição do estilo de grupo, frequência e duração, consequências pelas faltas excessivas de um participante, critérios para abrir novas vagas no grupo e membro do grupo que será responsável por escrever a ata. 

Pautas 

Outra questão interessante é em relação ao planejamento do encontro. Geralmente, eles têm as pautas que serão discutidas em cada reunião. 

Os temas mais comuns são: quais são os principais obstáculos neste momento, quais foram as conquistas desde o último encontro e quais são os objetivos para a próxima reunião. 

Feedbacks 

O participante de um grupo de Mastermind deve ter em mente que os feedbacks são constantes. 

Durante o bate – papo, os participantes apontam as suas dificuldades. Portanto, procure escutá-los com cuidado e leve as orientações como uma forma de desenvolvimento profissional. 

Outra dica interessante é anotar todos os feedbacks para sempre recordar de cada situação. As pessoas ficam mais motivadas quando percebem que a opinião delas são valorizadas. 

Você também será responsável por fornecer feedbacks a sua equipe. Então, observe todos os detalhes da situação e faça esse procedimento com calma, sempre sugerindo novas soluções. 

Assim, poderá construir bons relacionamentos sem grandes conflitos. 

Tamanho do grupo 

Não há uma definição sobre o tamanho do grupo. 

Alguns especialistas no assunto defendem a ideia de que o número entre 4 a 8 participantes é a melhor opção. 

Outros acreditam que 6 pessoas é o mais indicado. Já outros participantes preferem um grupo mais reduzido com 3 ou 4 pessoas. 

Para se ter uma ideia, na internet há grupos com até 100 pessoas. 

O mais importante é encontrar um grupo que esteja de acordo com os seu perfil e estilo. 

Dessa forma, poderá aproveitar os encontros com mais produtividade. 

O mastermind é democrático. Ele é indicado não só para os profissionais experientes mas também para os recém – formados. 

O desenvolvimento profissional deve ser trabalhado constantemente. Portanto, nunca deixe de aprender novas ideias com outras pessoas.